Vinho - 30.Jun - Em Bordeaux

Produtores de todo o mundo se reúnem em teatro na França para divulgar vinhos

por Redação

No último dia 20, coincidindo com a Vinexpo, 110 produtores de todo o mundo se reuniram no Grand Théâtre de Bordeaux para divulgar seus vinhos à imprensa e a profissionais do setor.

Todos esses produtores tem como denominador comum a aplicação dos princípios da biodinâmica para a obtenão de sues vinhos e se reúnem sob a tutela de "La Renaissance des Appellations", associação liderada por Nicolas Joly.

Divulgação
O crítico francês Michel Bettane
Foi o próprio Joly que, em duas sessões (uma em francês e outra em espanhol), explicou as bases que fundamentam a biodinâmica, palestra com o título "A biodinâmica, a viticultura do futuro" que ocorreu na sala dos atos do teatro.

Também em três sessões, passou a estréia do filme "L'Esprit du vin, le réveil des terroirs". Esse fime ajuda a comprereender as praticas dos vinicultores biodinâmico, cujo princípio é de presevar a vida nos solos, a biodiversidade e a meio ambiente.

Realizado por Olympe e Yvon Minvielle, vinicultores do Château Lagarette e membros dessa associação biodinâmica, o filme pretende ser um convite para a reconciliação com a natureza e construir um futuro melhor.

Muitos produtores de Borgonha compareceram ao evento, e vinhos de Lafarge e De Villaine, entre muitos outros, puderam ser degustados. Diversas personalidades do setor também estavam lá, como crítico e jornalista francês Michel Bettane.

Esse encontro tornou evidente que mais produtores buscam se diferenciar por meio da biodinâmica, e que esse vinho tinham cada vez mais adeptos. Existem, no entanto, aqueles que não acreditam, não compreendem ou não confiam nesses princípios, que nascem com as teorias do filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861 - 1925) - os céticos dizem que tudo isso é uma espécie de esoterismo.

O que se pode constarar é que com ou sem esoterismo esses produtores são capazes de fazer com que os seus vinhos produzam emoção, o que já é muito, em um mundo onde tudo é comum e vulgarizado.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Produtores de todo o mundo se reúnem em teatro na França para divulgar vinhos

+ Loja nos EUA produz "vinho" sem uvas

+ Transporte de vinho direto ao consumidor cresce nos EUA

+ Austrália vive crise na indústria do vinho

+ Espanha, Itália e França promoverão vinhos em evento no Vietnã

palavras chave

Notícias relacionadas