Vinho - 7.Nov

Produtores franceses tentam restabelecer cepas nativas

por Redação

Alguns produtores franceses estão tentando restabelecer variedades nativas que estão à beira de desaparecer por conta do domínio das principais variedades internacionais. Atualmente existem cerca de 7 mil variedades Vitis vinifera no mundo, e o Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola da França (INRA) preserva 2.600 em um conservatório em Vasal. No entanto, somente 250 deste número podem ser plantadas, e 95% dos vinhedos franceses já estão dominados por 40 variedades, sendo 15% deles de cepas como Chardonnay, Merlot, Pinot Noir e Syrah.

divulgação
Robert Plageoles

Robert Plageoles, um dos pioneiros do projeto, mora em Castelnau-de-Montmirail, centro da apelação de Gaillac e vem de uma família de viticultores. Ele afirma que não conseguiu deixar que essa memória desaparecesse, e por isso, em 1982, começou a cultivar a Ondenc, uma variedade branca típica de Gaillac, que na época era banida. "Eu fui renovar meus direitos de plantação, e quando disse que plantava Verdanel [outra cepa brancame disseram que ela já não existia, pois não estava em seu computador. Eu então brinquei que se ele não estava no computador, ele também não existia", conta Plageoles. Atualmente, o vinicultor cultiva mais de 15 variedades historicamente cultivadas na área.

Nicola Gonin, proprietário de um Domaine em Rhône-Alpes, fala que o futuro da viticultura francesa depende, em parte, da revitalização de seu património. Em 2005, ele começou a plantar a uva Persan e conta que podia ter ido a falência se tivesse continuado com as uvas tradicionais. "Graças a essas variedades, estou vendendo para Nova York, Chicago e Tóquio, mas antes disso eu era totalmente desconhecido".

Mais notícias sobre vinhos...

Mulheres com peso normal não são beneficiadas por substância do vinho
Produtores se juntam contra plano de reforma para os vinhedos europeus
Coleção milionária de vinhos será leiloada
Vinho chileno segue ganhando espaço no Brasil
Vendedores de vinho falam dos danos causados pelo furacão Sandy

palavras chave

Notícias relacionadas