Vinho - 20.Mai - Vinho libanês

Produtores vitivinícolas libaneses celebram prosperidade no mercado europeu

por Redação

Decanter.com
Chateau Musar, da produtora de Serge Hochar
Nessa mesma época, no ano passado, dez membros da União Vinícola do Líbano (UVL) se reuniram para tentar reforçar o perfil do seu país no Reino Unido.

"Um ano atrás eu não conseguiria imaginar que eu nos veria, juntos, na feira comercial de Londres, no estande de nome Vinhos do Líbano", disse o escritor Michael Karam.

Segundo o site Decanter.com, oito membros do grupo(Chateau Ka, Chateau Ksara, Chateau St Thomas, Coteaux de Liban, Domaine Wardy, Domaine des Tourelles, IXSIR eKaram Winery) se apresentaram esse ano na London International Wine Fair.

"Ter um escritório no Reino Unido despertou a mídia", disse Faouzi Issa, da Domaine des Tourelles. "É um projeto a longo prazo, mas há muitos interesses. Todo evento que organizamos é lotado".

Serge Hochar, dono da Chateau Musar, disse que em 1990 havia apenas quatro produtores de vinho. "Agora há mais de 40 vinícolas. A culinária libanesa está de volta ao mercado, o Líbano voltou a ser um destino turístico - e isso é perfeito para promover o nosso vinho", declarou.

De acordo com Hochar, a próxima fase da produção nessa pequena região será definir diretrizes para os produtores manterem a qualidade: "Devemos estabelecer quais variedades são recomendadas - mas lembre-se que o país é menor que Bordeaux".

A maioria das variedades carrega a marca do passado colonial francês do Líbano: Cinsault, Cabernet Sauvignon, Carignan, Syrah, Merlot, Grenache e Mourvedre.

Hochar produz também vinhos brancos das variedades indígenas Obeideh - que alguns consideram Chardonnay - e Merwah.

"Em um período de estabilidade, os melhores produtores estão prosperando como nunca antes, procurando novos mercados de exportação, investindo em vinícolas e em novas tecnologias, e trabalhando juntos para promover seus vinhos", escreveu Tim Atkin no folheto de introdução do grupo. "O Líbano é um dos grandes segredos do mundo do vinho".


Mais notícias sobre vinhos...

+ Portugal promove vinhos da região de Alentejo em Angola

+ Nos EUA, marca de vinhos fará evento para levantar fundos a órfãos

+ Feira na Alemanha abre inscrições para bodegas espanholas

+ Vinícolas brasileiras diminuem preço do vinho para competir com importados

+ Vinícolas totalizam perda de 5 milhões de caixa de vinho por conta de geada

palavras chave

Notícias relacionadas