Vinho - 24.Out

Projeto tenta resgatar produção de uva e vinhos em Minas Gerais

por Redação

A Emater-MG, empresa de Assistência Técinica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais, começara ainda nesse mês a segunda fase do projeto que visa resgatar a antiga produção de vinho e uva e incrementar os produtos agrícolas do estado.

Divulgação

De acordo com o técnico da empresa, Carlos Roberto Alves, agricultores darão continuidade ao trabalho iniciado em 2008, implantando unidades demonstrativas com plantações de uva, banana, morango e outras culturas.

"Encerramos com sucesso a primeira fase do projeto Viveiro Florestal e Comunitário, que teve a Vale do Rio Doce como patrocinadora", relata Alves. "As principais ações realizadas foram: a construção de estrutura física, que atualmente serve de suporte à produção e manejo de mudas de interesse dos agricultores locais; implantação de duas unidades agrícolas demonstrativas, onde foram inseridas duas variedades de videiras, a Niágara branca (indicada para consumo in natura) e a Bordô-folha de figo (indicada para produção de vinho ou suco); e ainda a produção de mudas de frutas, hortaliças, plantas silvestres e ornamentais".

O projeto é desenvolvido pela Aprovart em parceria com a Emater-MG, Prefeitura de Catas Altas e a empresa Samarco, que investiu R$ 50 mil para patrocinar a iniciativa. E também oferecerá oficinas de educação ambiental, realizadas mensalmente para os agricultores da região.

 "Os agricultores querem resgatar a produção tradicional de vinho de uva no município, por isso estamos buscando cultivares tecnicamente mais viáveis, levando em conta as condições climáticas daqui", explica o extensionista da Emater-MG.

Mais notícias sobre vinhos...

Empresa lança embalagem multifuncional para vinhos
Vinícola cria projeto para ajudar cadeirantes
Empresa lança cosméticos a base de vinho madeira
Cantor Dave Matthews lança vinho
Villagio Grando anuncia produção de vinhos na Argentina
Nissan exportará vinhos argentinos
Empresa cria carta de vinhos para Ipad 2
Villagio Grando anuncia produção de vinhos na Argentina

palavras chave

Notícias relacionadas