Vinho - 04.Nov - Produção

Proprietário do Domaine Chevalier compra terrenos para outro château

por Redação

Bernard ao lado de sua esposa, Anne
Olivier Bernard, o vinicultor à frente do renomado Domaine de Chevalier comprou diversos terrenos na apelação de Pessac-Leógnan, em Bordeaux, para adicionar à área de um dos châteaux da região.

Desde 1993, a vinícola Domaine de la Solitude é gerenciada pelo enólogo, mas o local é, na verdade, propriedade da Congregação de Irmãs da Santa Família de Bordeaux, entidade fundada pelo padre francês Pierre-Bienvenu Noailles (1793-1861), declarado santo pela Igreja Católica em 1988.

O plano de Bernard é o de lentamente incorporar os 25 hectares recentemente adquiridos ao território do château e, assim, aumentar a sua produção. Desde que começou a dirigir a vinícola, o especialista optou por cuidar de sua cultura como se a propriedade fosse classificada como um Grand Cru. A colheita é feita à mão e passa por três seleções sucessivas, assim como é feito no Domaine Chevalier.

O padre Pierre-Bienvenu
Além disso, consideráveis investimentos foram feitos pela Congregação de Irmãs - como a compra de prensas pneumáticas, cubas de fermentação em aço inoxidável e barris de carvalho-, que espera vê-los retornar, transformando a Domaine de la Solitude em uma das vinícolas mais prestigiadas de sua apelação.

Bernard foi chamado para dirigir a propriedade em 1993, para que as irmãs pudessem continuar a se dedicar a atividades espirituais, ajudando a população de Bordeaux. Além de promover o trabalho rural, as freiras da congregação também fazem visitas a pessoas doentes, cuidam de órfãos e auxiliam na educação de crianças da região.   

O foco do enólogo francês está na produção de vinhos tintos, já que os brancos são mais difíceis de vender após algum tempo. "Muito vinho branco não é bom", disse ele à revista Decanter, em uma entrevista no ano passado. "Ainda é possível vender o Chevalier 2008, mas não o 2005, pois ele está muito velho". 

ESPECIAL: Santos néctares - Superando as diferenças entre as religiões, o fruto da videira se transforma para fazer parte de todos os rituais e crenças

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Para combater a fome, vinícola dos EUA pede rolhas de cortiça 

+ Vinhas com "poderes malignos" é o tema de nova série da NBC

+ Casillero del Diablo planeja reduzir "pegada de carbono"
+ Morre Bernard de Nonancourt, fundador da Laurent-Perrier

+ Líbano quebra recorde com maior taça de vinho do mundo

palavras chave

Notícias relacionadas