Pinturas inebriantes

Quando o vinho vira arte

A artista sérvia Sanja Jankovic usa diferentes tipos de vinhos como tintas em suas obras

por Por Maria Bolognese


O relacionamento de Sanja Jankovic com o vinho é bastante incomum. Conhecida como "Winerelle", ela cria obras de arte habilidosas usando vinhos tintos, rosés e brancos.  Registros históricos mostram que esta é uma prática muito utiliza desde o século XI. E é justamente inspirada pelos artistas da Alta Renascença que Sanja cria imagens surpreendentes de ícones da cultura pop. 
Formada em belas artes, ela embarcou no desafio de pintar com vinho - ou, como ela diz, criar "manchas de vinho bem controladas". Hoje seu trabalho está exposto na Sérvia, na Europa e na China.

[Colocar Alt]
As variedades que mais utiliza são Riesling, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. A artista afirma que é importante conseguir "pelo menos três tons de cores" para criar peças complexas e que sejam atraentes. Explica também; que as cores, exatamente como os sabores, aromas e texturas de um vinho, desenvolvem e evoluem ao longo do tempo. O que apenas reforça o encanto que envolve a bebida. 
Aprofundando-se na explicação de sua técnica, Jankovic diz que usa o vinho tinto para os "tons mais escuros e frescos, o que é realizado com pinceladas em camadas. Por outro lado, rosés são para tons mais brilhantes e quentes, enquanto o vinho branco é usado principalmente como um solvente".
Jankovic não é a única artista que utiliza vinho como instrumento de suas criações: Christina LoCascio pinta cenas de vinhedos com diferentes vinhos; Nelva Richardson possui diversas pinturas com a bebida em exibição em adegas em Napa e Sonoma; Philippe Dufrenoy usa apenas vinhos de Bordeaux e Califórnia em sua obra; e Amelia Fais Harnas, que prefere vinhos das Côtes du Rhône e Cahors para as suas imagens.

palavras chave

Notícias relacionadas