Vinho - 27.Jul - Tecnologia

Região catalã produzirá vinhos com uvas artificialmente congeladas

por Redação

Entrada da bodega Gramona
A região vitivinícola de Penedès, na Catalunha, autorizou a produção de vinhos de gelo, dentro dos padrões de qualidade, com a utilização de técnicas artificiais para congelar a uva, se tornando pioneira nesta prática na Europa.  

Vi Dolç de Fred será a nova nomenclatura dentro da D.O. Penedès para receber esse tipo de vinho, que por sua alta concentração de açúcar combina perfeitamente com as sobremesas. A primeira garrafa que sairá para o mercado será uma produzida em 2009 pela bodega Gramona.

Alemanha, Áustria e Canadá são países com tradição na elaboração dos 'vinhos de gelo', no qual a uva é recolhida após passar vários dias ao ar livre sob uma temperatura até oito graus negativos. Já em Penedès, a uva será congelada em câmaras frigoríficas ou com uso de gelo seco.

A bodega Gramona já é desde 1997 a única espanhola a produzir o vinho de gelo de forma natural, com o nome Vi de Gel, elaborada com as variedades Riesling, Moscatel e Gewurztraminer. O preço deste produto está ao redor de 15 euros, o que é impensável considerando o custo do processo para produção.

RELEMBRE: Canadenses foram um dos pioneiros no lançamento do vinho do gelo!

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Califórnia se prepara para ciclo reprodutivo da traça européia

+Amantes do vinho da Pensilvânia irão brindar para entrar no Guinness Book

+ Ex-Commodores, Lionel Richie pede vinho brasileiro em seu camarim

+ Apesar do preço, Brasil importa mais vinhos argentinos

+ Indústria vitivinícolamundial mostra sinais de recuperação

palavras chave

Notícias relacionadas