Revista ADEGA
Busca

06.jul - Região do Douro vai produzir Porto rosé

Região do Douro vai produzir Porto rosé


Região do Douro, em Portugal
A Região Demarcada do Douro, em Portugal, vai poder produzir vinho do Porto rosé, o que até agora não era permitido.  

A autorização está expressa no novo decreto-lei aprovado pelo Conselho de Ministros. Trata-se de uma novidade, pois até agora só havia duas categorias de vinho do Porto: tinto, dividido em Tawny e Ruby, e branco.

O rosé surge como forma de abrir outras possibilidades de negócio, já que "o seu mercado tem-se desenvolvido e há já muitas empresas interessadas em produzi-lo", disse Isabel Marrana, diretora executiva da Associação de Empresas de Vinho do Porto (AEVP) Isabel Marrana.

Esta é a principal medida do novo Decreto-Lei, que passa a reunir toda a legislação da Região Demarcada do Douro, antes dispersa por 15 diplomas.

A "lei do terço" anterior impedia o exportador de vender anualmente mais do que um terço do que tinha armazenado. A partir de agora, vai ser possível que um operador possa comprar vinho a outro, adquirindo na operação capacidade de venda, embora limitada. Isabel Marrana nota que a nova lei vem acabar com "alguns negócios de baixo preço feitos por alguns comerciantes que agora podem ser evitados". "Todo o setor ganha, uma vez que deixará de haver negócios de ocasião", afirma.

O presidente da União das Adegas do Douro, José Manuel Santos, entende que esta medida até "pode ser positiva" pois um comerciante "evita perder um negócio pontual, só porque não tem vinho na capacidade de venda". Por outro lado, "pode contribuir para que, ano a ano, aumente a quantidade de benefícios, em vez de diminuir".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+Vinho espanhol será servido no Vaticano

+ Turismo do vinho ganha mais adeptos na Espanha

+ Vinho brasileiro entra na cena mundial

+ Instituto dedicado a estudar vinhos é Inaugurado em Bordeaux

+ Universidades espanholas recrutam voluntários interessados em beber vinho

Felipe De Queiroz
Publicado em 06/07/2009, às 09h49 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias