Vinho - 29.Jun - Reconhecimento

Região francesa de Rasteau é promovida a AOC

por Redação

Rasteau agora fará parte do circulo exclusivo AOC do sul do Ródano
O INAO (Institut National des Appellations d'Origine), corpo francês de denominações de vinhos, anunciou esse mês a elevação da região de Rasteau, ao sul do Vale do Ródano, na França, à condição de AOC (Appellation d'origine contrôlée).

Desde 2002, os viticultores de Rasteau aguardavam uma decisão da comissão e, durante os anos que se seguiram, especialistas estudaram as vinhas da região. Para que o título fosse concedido, cerca de 100 hectares dos 1.300 da área foram excluídos, por não cumprirem as exigências do corpo.

"Esta decisão é um reconhecimento da qualidade de terroir da região de Rasteau, um ponto que já havia ficado claro para os consumidores e que é hoje e uma mensagem definida para o mercado", disse Jean-Jacques Dost, gerente geral da Cave de Rasteau.

Desde 1966, Rasteau vendia seus vinhos sob denominação de AOC Côtes-du-Rhône-Villages, da mesma forma que ainda fazem 15 vilas que fazem parte do vale. A partir de agora, a região faz parte do circulo exclusivo AOC do sul do Ródano, se juntando a comunas como Châteauneuf-du-Pape, Tavel, Lirac, Gigondas, Vacqueyras e Beaumes de Venise. A nova designação terá efeitos retroativos para cobrir a safra 2009.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Vinícolas francesas realizam festival de música clássica

+China será o sétimo maior consumidor de vinhos em 2013, segundo estudo

+Resort de ski chileno organiza semana de vinhos

+ Vinho tinto pode prevenir doenças oculares

+Com Copa do Mundo, vinhos brasileiros ganham destaque na mídia internacional

+Casillero del Diablo patrocina torneio britânico de tênis

palavras chave

Notícias relacionadas