Vinho - 22.Jan

Região pede ajuda legal para uso exclusivo de nome em rótulos

por Redação

Os engarrafadores do norte da Alemanha de uma das mais antigas denominações de vinhos da Europa estão pedindo às autoridades proteção legal para conseguir o direito exclusivo de usar o nome da região.

divulgação

'Rotspon', é um termo medieval usado para descrever um vinho francês importado a granel e engarrafados e envelhecidos na cidade de Lüneberg ou Lübeck, na fronteira com Hamburgo. O fato de ser envelhecido no clima do norte alemão da ao vinho qualidades diferentes e uma longevidade excepcional.

Porém, os engarrafadores agora estão lutando para conseguir o direito de colocar Rotspon nos seus rótulos.  A apelação de Lübecker Rotspon é legalmente protegida, no entanto, fora de Lübeck o termo é usado da forma que os comerciantes bem querem. É possível achar um Pinot Noir australiano - também envelhecido no norte alemão - a venda como Rotspon.

A confusão se estende até mesmo dentro da apelação, onde é possível encontrar vinhos com o nome de Rotspon que não foram envelhecidos nos limites da cidade. "Nós gostamos da historio e da tradição de Rotspon e isso é um privilégio para uma cidade sem cultura vitivinicola", explicou Johannes Kemnitz, um dos engarrafadores da região.

Mais notícias sobre vinhos...

Novo Pinóquio tem paisagem inspirada nos vinhedos da Toscana
Feira australiana de vinhos causa polêmica por usar termo Natural
Australianos criam vinho com propriedades benéficas mais potentes
Trinchero deixa de usar nome em rótulo por problemas legais
Faculdade em Cambridge faz conferência em homenagem menção ao Haut Brion

palavras chave

Notícias relacionadas