Revista ADEGA
Busca

14. Jul - Região do Prosecco vai virar DOCG

Região produtora do Prosecco vai virar DOCG em agosto


O tradicional Prosecco
A região produtora do Prosecco di Conegliano e Valdobbiadene, atualmente classificada como DOC (Denominação de Origem Controlada), a partir de 1° de agosto será elevada ao posto de DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida).

Os espumantes produzidos a partir de agora trarão em seus rótulos as palavras "DOCG e Conegliano Valdobbiadene Prosecco Superiore'".

Em declaração, o Consorzio per la Tutela del Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene (Consórcio pelo cuidado do Prosecco di Conegliano-Valdobbiadene) afirmou que, "a partir de 1° de Agosto de 2009 todos os Proseccos serão protegidos dentro e fora da Europa".


Quem produzir Prosecco fora das regiões de DOC e DOCG terá que usar em seus rótulos o nome Glera (uma antecessora da uva do Prosecco), em vez de Prosecco.

"Em 1969, quando viramos DOC, o Prosecco era cultivado apenas nas 15 comunidades localizadas entre as pequenas cidades de Conegliano and Valdobbiadene", comentou Franco Adami, presidente do consórcio. "Nas últimas décadas, porém, o cultivo se espalhou gradualmente. Dada essa situação, nós tivemos que proteger o nome Prosecco", encerrou.

Confira mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+Investidores internacionais estão trás de vinhedos chilenos

+ Beja se candidata a Cidade do Vinho em 2010

+ Série de TV chinesa vai explorar o enoturismo

+ Espanha se destaca no concurso Citadelles du Vin

+ Vinhos do sudoeste paranaense se tornam competitivos

+ Ubatuba realiza festival gastronômico em prol da sustentabilidade

Redação
Publicado em 14/07/2009, às 10h25 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias