Região vinícola na Hungria inova com padronização de garrafa

Selo da Comissão regional representado na garrafa pode ser lido por diferentes ângulos


Os vinhos já foram engarrafados no novo modelo e estarão disponíveis ao consumidor ainda neste mês de setembro

Uma das 22 regiões vinícolas da Hungria, Szekszár, chamou atenção por padronizar o modelo de garrafa dos vinhos provenientes da região. O padrão de garrafa também traz o selo da Comissão regional registrada no vidro e pode ser lido por quatro diferentes direções. O modelo é de uso exclusivo dos vinhos com as castas Kadarka, Kékfrankos e o tradiconal blend denominado Bikavér (produzido na região), e estarão disponíveis aos consumidores ainda neste mês de setembro.

Para o gerente de vendas da fábrica de vidro, József Szabó, as vantagens da padronização das garrafas é um avanço que atinge não apenas a cidade de Szekszárd, Hungria, mas também o mercado internacional. “Uma vez que as garrafas desta região tornam-se iguais são mais facilmente associadas à sua origem e reconhecidas pelos consumidores” relata Szabó.

O enólogo local, Zoltán Heimann, também apoiou a decisão. “Nós consideramos extremamente importante criar nosso próprio estilo no segmento e não copiar algo já existente; seja no mercado nacional ou internacional. Nós optamos pelas uvas Kadarka, kékfrankos e o blend Bikavér, pois são uvas locais que produzem vinhos elegantes”, declara.

Esta nova garrafa da região de Szekszárd só pode ser utilizada para engarrafar vinhos provenientes das uvas citadas e que tenham sido aprovados previamente por pelo menos dois terços do comitê de 12 produtores de vinho da região.

Da redação

Publicado em 25 de Setembro de 2015 às 17:18


Notícias