Revista ADEGA
Busca

10.Set - Pela primeira vez

Regiões mineiras produtoras de café registram floradas


Segundo cooperativas de produtores de café, grande parte das cidades mineiras que cultivam o grão já presenciaram a abertura das primeiras floradas. Esse fato aconteceu principalmente devido ao elevado volume de chuva, cujas precipitações em algumas cidades como Varginha, no sul de Minas, chegaram a 37,2 milímetros, superando a média do mês.

A floração que ocorreu em Varginha foi registrada principalmente nas lavouras novas. Pesquisadores acreditam que caso o regime de chuvas fique regular a partir do meio do mês de setembro, em outubro poderemos ver a principal florada se abrir.

Em outras regiões as floradas também já se iniciaram. Em Espera Feliz, no norte do estado, elas foram registradas há 20 dias. Já em Monte Carmelo, cidade do cerrado mineiro que se localiza a poucos quilômetros da fronteira com Goiás, a floração já tem uma semana. Nessa região boa parte dos produtores decidiu manter a irrigação das lavouras devido à previsão de altas temperaturas para as próximas semanas.

A onda de chuvas ocorridas nos últimos dias atrasou a colheita em alguns dias, mas em praticamente todas as regiões a safra atual já foi colhida quase que completamente, faltando apenas 10%, que é majoritariamente o café de varrição.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Indústria cafeicultora conseguiu driblar a crise

+ Cuba quer aumentar a produção de café

+ Estimativa para safra de 2009 chega a 39 mi de sacas

+ Consumo de café no México pode duplicar em cinco anos

Alemães criam caneca que preserva a temperatura do café

Redação
Publicado em 10/09/2009, às 11h59 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias