Vinho - 19.Mai - Polêmica

Regulamentação de vinho ecológico causa polêmica

por Redação

As controversas uvas ecológicas
Os países da União Européia estão discutindo uma nova norma para regulamentar ainda mais a produção de vinho ecológico. O Comitê Permanente de Agricultura Ecológica tem falado sobre uma proposta que afetará as técnicas para a obtenção desse tipo de produtos. O objetivo é incorporar os vinhos de uvas ecológicas às praticas que a UE exige para os alimentos produzidos por esse tipo de cultivo agrícola.

Os representantes da UE já haviam examinado um projeto da Direção de Agricultura da Comissão Européia (CE) nessa linha, mas a sua implementação levantou protestos de muitos países nos últimos meses. Por isso, a França apresentou ontem uma proposta alternativa mais flexível para a regulamentação do produto.

Na proposta da CE existe, dentre outras medidas, limitações para o uso de certas substâncias ou regras para diferenciar ainda mais os vinhos obtidos a partir de uvas ecológicas.

A proposta francesa será examinada nos próximos dias pela comissão e será discutida em uma reunião do Comitê, que ocorrerá na primeira semana de junho.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

 + Especuladores serão os maiores compradores da safra Bordeaux 2009

+ Caixa de Ornellaia é vendida por $45,000 em leilão
+ Leilão de vinhos da APAE tem busca incessante por vinho Petrus
+ Dez vinhos brasileiros são premiados em Londres
+ London International Wine & Spirits Fair completa 30 anos


palavras chave

Notícias relacionadas