Revista ADEGA
Busca

Vinho - 30.Out - Crise

Relações comerciais entre Brasil e Argentina estremecem e ameaçam as importações de vinhos


O Brasil é o principal sócio da Argentina no Mercosul, e também o maior mercado para os produtos agrícolas da região, principalmente o vinho. Mas atualmente a relação comercial entre os países passa por momentos de crise.

Há um ano, a Argentina impôs algumas barreiras à entrada de produtos brasileiros no mercado nacional, negando licença automática de exportação; e como retaliação ao ato, o governo brasileiro anunciou o estabelecimento das mesmas medidas.

Durante pouco mais de uma semana, caminhões carregados de vinho esperaram na fronteira entre os dois países para poder ingressar no Brasil. O gerente de Bodegas da Argentina, Juan Carlos Pina, afirmou que "está medida não é contra o vinho, mas sim uma clara devolução de gentilezas do governo brasileiro, pelo que fez o governo argentino contra vários produtos do país. Temos advertido o nosso governo há muito tempo sobre essa situação".

O golpe caiu mais duramente sobre a indústria do vinho, já que 30% do total de exportações para o Brasil se concentra exatamente nesta época do ano. Cecília Razquín, gerente de exportações de uma das principais exportadoras de vinhos, assinalou que o governo brasileiro havia dito que as licenças de exportação poderiam demorar cerca de 60 dias para serem liberadas.

Para Cecília, é possível que o vinho chileno seja o mais favorecido nesta história, já que esta bebida é a substituta imediata do vinho argentino. Além disso, as mudanças adotadas podem alterar o preço do produto, que devido à escassez no mercado pode ter um acréscimo.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinícola brasileiras fazem sucesso na Fórmula Indy

+ O Melhor Vinho do dia: Um rosé francês para acompanhar a arte contemporânea!

+ Beja será a "Cidade do Vinho" de Portugal em 2010

+ Clima faz uvas de Bordeaux serem as melhores em 25 anos

+ O Melhor Vinho do dia: Ao transporte público brasileiro!

Redação
Publicado em 30/10/2009, às 12h43 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias