Estudo mostra que notas descritivas bem feitas aumentam o prazer de degustar um vinho
por Redação
O que está escrito numa crítica ou no contrarrótulo de um vinho pode afetar o paladar de quem prova. Ao menos é o que afirma uma pesquisa feita na Austrália pela Universidade de Adelaide.
Segundo o estudo, quanto mais criativas e vívidas as descrições dos vinhos nos rótulos, mais o consumidor é encorajado a gastar com a bebida e maior o seu prazer em degustá-la. A pesquisa foi feita com 126 consumidores de vinhos brancos.
Eles provaram vinhos de três formas: às cegas sem informação, com uma descrição sensorial básica e com uma descrição emocional mais elaborada. Quanto mais e melhor informação, mais os consumidores se mostraram entusiasmados com o vinho, dando notas melhores e mostrando-se dispostos a gastar mais para comprá-los.
“Essas descobertas têm implicações importantes para os produtores de vinho, dizendo que as descrições requerem mais do que apenas notas de degustação”, afirmou Lukas Danner, um dos autores do estudo.