Vinho - 04.Jan - Reutilização

Resíduos do vinho podem ser usados como óleo vegetal

por Redação

Enquanto estudavam as propriedades dos resíduos da produção de vinhos, os pesquisadores da companhia Seneca BioEnergy, que lida com energia renovável, descobriram que o bagaço era muito valioso para ser desperdiçado como um biocombustível qualquer. Segundo consta, ele pode ser uma alternativa mais sofisticada ao óleo de cozinha.

Na Europa, o óleo obtido a partir da semente da uva é vendido por mais de 45 dólares o galão. Entretanto, alguns chefs costumam utilizá-lo na cozinha, em quantidades pequenas, devido a sua capacidade de fritar em temperaturas superiores a de outros óleos, o que garante um alimento mais saboroso e com maior durabilidade.

Agora, ele será testado pela Estação Experimental Agrícola de Nova York. As sementes serão separadas do restante do bagaço do vinho e secas, para que suas propriedades sejam estudadas.

Para Herb Cooley, que vai participar do teste, já existem muitos mercados para o produto. Segundo ele, algumas casas que costumam vender produtos relacionados ao vinho já mostraram interesse no óleo.

Além disso, Cooley afirmou que "esta é uma grande oportunidade para baixar o grande desperdício na hora de produzir um vinho". Dependendo da variedade de uva usada, algo entre 20% e 45% do peso total das uvas vira resíduo. "Temos que achar uma utilidade para isso, porque querendo ou não, é comida" completou.

Geralmente este resíduo da produção é utilizado como adubo orgânico, mas como não é recomendável abusar, grandes quantidades do bagaço são depositadas para apodrecer.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Brasileiro vira sommelier em restaurante de Jaime Oliver

+ O Melhor Vinho do dia: Para estudar

+ Investindo no vinho, Alentejo quer ser maior destino turístico de Portugal
+ FGV lança curso sobre gestão no mercado de vinho

+ Suco de uva ajuda a melhorar a memória

palavras chave

Notícias relacionadas