Vinho - 26.Ago - Vinho e saúde

Resveratrol pode auxiliar na regeneração do coração, diz estudo

por Redação

Quando parece que não se pode mais achar características benéficas do resveratrol para a saúde, mais uma é encontrada.

Um grupo de cientistas da Universidade de Connecticut acaba de publicar um estudo que sugere que a substância encontrada nas cascas e sementes da uva possa auxiliar nos tratamentos de regeneração do coração.

Em uma experiência com ratos, especialistas do Centro de Investigação Cardiovascular da universidade norte-americana utilizaram células-tronco para tentar consertar danos causados ao coração.

Eles fizeram incisões no órgão muscular e, em seguida, suturaram a ferida, simulando um ataque cardíaco nos animais. As células foram injetadas diretamente no coração, para que a equipe pudesse ver se elas se transformavam em tecido cardíaco novo e começavam a curar a ferida.

Apesar de não terem conseguido viver durante muito tempo, as células-tronco sobreviveram durante um período quatro vezes maior quando estavam na presença do resveratrol.

Logo, os pesquisadores puderam constatar que a substância do vinho tinto pode aumentar a taxa de sobrevivência desses tipos de células. De acordo com a conclusão do estudo, quando o resveratrol e as células-tronco foram usados em conjunto, a função cardíaca melhorou significativamente, em comparação com o tecido do coração tratado por si só.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Mineradores soterrados no Chile pedem vinho para comemorar bicentenário da independência

+Chega ao mercado o primeiro vinho fino brasileiro em embalagem Tetra Park

+Advogados de Coppola reivindicam exclusividade nos vinhos do cineasta

+ Languedoc lança denominação mais fácil para consumidores

palavras chave

Notícias relacionadas