Vinho - 04.Fev - Prevenção

Resveratrol tem ação protetora nos pulmões

por Redação

A inalação de fumaça, especialmente vinda de cigarros, é a causa principal do desenvolvimento de câncer no pulmão. Mas, segundo pesquisas recentes, para deixar o órgão mais forte, basta beber uma taça ou duas de vinho tinto, que contém resveratrol.

Em 2009, a Sociedade Americana de Câncer registrou 219,440 novos casos de câncer no pulmão, e 159,390 mortes, o que o torna o mais mortal. Por isso, um grupo de pesquisadores a Universidade da California focou sua atenção no resveratrol, tentando encontrar em suas propriedades antioxidantes uma maneira de prevenir a doença.

Antes de o tumor crescer no tecido pulmonar, ocorre uma inflamação que é conseqüência do acúmulo de toxinas, e como antioxidante, o composto age como antiinflamatório.

Mas o que foi descoberto deixou todos os pesquisadores boquiabertos. "O resveratrol não consegue remover essas toxinas, mas ao invés disso, ele protege as caspases", que são enzimas que destroem as células pré-cancerígenas, a fim de manter o tecido pulmonar saudável.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinícola orgânica encontra novas utilidades para rolhas e garrafas
+ Produtores franceses se unem e criam o maior grupo do país
+ O Melhor Vinho do Dia: Passou na FUVEST?
+ Fechada a mais antiga casa escocesa de vinhos
+ O Melhor Vinho do Dia: Iemanjá - Nossa Sra. dos Navegantes

palavras chave

Notícias relacionadas