Vinho - 23.Nov.

Rio Grande do Sul terá rota de Vinhos de Altos Montes

por Redação

O estado do Rio Grande do Sul ganhará uma nova de rota de vinhos, a Rota dos Vinhos de Altos Montes na Serra Gaúcha, nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua que fica a duas horas de Porto Alegre.

Divulgação

O roteiro passa por 11 vinícolas: Casa Venturini, Fabian, Luiz Argenta, Mioranza, Nova Aliança, Oremus, Panizzon, Salvador, Terrasul, Valdemiz e Viapiana.

De acordo com o secretário de Turismo de Flores da Cunha, Floriano Molon, a cidade possui 4500 hectares de vinhedos plantados e 190 vinícolas. "Somos o maior produtor de vinho e uva do Brasil com 100 milhões de litros produzidos por ano," disse ele.

Segundo ele, Bento Gonçalves, um dos destinos enoturísticos mais conhecidos do estado, produz somente a metade. "Alcançamos essa produção por causa do vinho de mesa, mas eles lideram quando o assunto é vinho fino" explica.

"Para os vinhedos, quanto maior a amplitude térmica, maior a coloração das uvas e, junto com a fertilidade do solo rico em nutrientes, temos como resultado vinhos de boa estrutura, aroma e acidez, de sabor inigualável", afirma o presidente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes e sócio-proprietário da Terrasul Vinhos Finos , Paulo Tonet.

A região dos Altos Montes, como é conhecida, possui cerca 600 a 800 metros acima do nível do mar, mais alta que o Vale dos Vinhedos que possui altitude média de 690 metros.

Mais notícias sobre vinhos...

Agas pede mais tempo para adoção do selo de IPI para vinhos e espumantes
Pesquisa afirma que vinho ajuda a prevenir câncer de pulmão
Vinícolas de Oregon protestam contra lei que limita o transporte direto para con...
Museu de vinhos espanhol promove degustações noturnas para atrair jovens
Vinícola brasileira utilizará resíduos de uvas para produzir energia

palavras chave

Notícias relacionadas