Revista ADEGA
Busca

06.fev- Rioja duplica área de cultivo de uvas bran

Rioja duplica área de cultivo de uvas brancas


Rioja selou o acordo que firma o aumento da a área para a produção de novas variedades brancas entre 2.000 e 2.500 hectares, mantendo o atual equilíbrio da proporcionalidade entre as três comunidades que partilham o nome Rioja, além da prórpria, País Vasco e Navarra.

A área requerida seria referente as variedades de uvas brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Verdejo, e os nativos Tempranillo branco e Maturana branca.

O presidente da Câmara, Víctor Pascual Artacho informou que o acordo foi aprovado, e implica a obrigação de limitar a variedade replantações tintas brancas durante vinte anos. Assim também como implica a obrigação de garantir um sistema de controle para a comercialização de vinhos de castas brancas além do controle de numeração e embalagens.  

Além disso, serão investidos 10% do orçamento anual de promoção para potencializar estes vinhos e também a quebra do acordo com o Conselho Regulador que impedia o plantio de uvas brancas Viura.

Entre outros argumentos discutidos pela Presidência, se oficializou que a atual superfície de plantio de uvas brancas é de aproximadamente 4.000 hectares variedades.

Saiba mais sobre a região de Rioja e vinhos espanhóis em:

+ A catedral do vinho

+ Um bom vinho está nos pequenos detalhes

+ Vinho de gelo

Redação
Publicado em 06/02/2009, às 12h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias