por Redação
Rioja selou o acordo que firma o aumento da a área para a produção de novas variedades brancas entre 2.000 e 2.500 hectares, mantendo o atual equilíbrio da proporcionalidade entre as três comunidades que partilham o nome Rioja, além da prórpria, País Vasco e Navarra.
A área requerida seria referente as variedades de uvas brancas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Verdejo, e os nativos Tempranillo branco e Maturana branca.
O presidente da Câmara, Víctor Pascual Artacho informou que o acordo foi aprovado, e implica a obrigação de limitar a variedade replantações tintas brancas durante vinte anos. Assim também como implica a obrigação de garantir um sistema de controle para a comercialização de vinhos de castas brancas além do controle de numeração e embalagens.
Além disso, serão investidos 10% do orçamento anual de promoção para potencializar estes vinhos e também a quebra do acordo com o Conselho Regulador que impedia o plantio de uvas brancas Viura.
Entre outros argumentos discutidos pela Presidência, se oficializou que a atual superfície de plantio de uvas brancas é de aproximadamente 4.000 hectares variedades.
Saiba mais sobre a região de Rioja e vinhos espanhóis em:
+lidas

Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

Vinícola lança rótulo para homenagear os “anos dourados da pornografia”

Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

Quais grandes vinhos já foram citados em clássicos da literatura mundial?

Carlos Magno e o vinho: como o imperador moldou a viticultura europeia