Vinho - 26.Jul - Mercado

Rosés são mal vistos na Ásia por falta de empenho dos importadores, diz enóloga

por Redação

Segundo a Master of Wine Cher Lim, a falta de conhecimento e a falta de esforço dos importadores em informar as características do vinho são as principais razões pelas quais os rosés tem tido dificuldades de distribuição no mercado asiático.

Lim dirige uma distribuidora de vinhos finos em Singapura e chamou a atenção em um artigo publicado no site da enóloga Jancis Robinson. Segundo ela, a falta de oferta para os rosés que chegam ao continente se deve, principalmente, à visão polarizada que os consumidores asiáticos acabaram desenvolvendo sobre o vinho em geral: apenas os tintos e os brancos - e muitas vezes apenas os primeiros - são considerados "verdadeiros".

A MW explica que os consumidores asiáticos tem relacionado a cor de um vinho a seus benefícios à saúde, o que faz com que os rosés acabem sendo pouco estimados por sua falta de intensidade e sejam caracterizados como uma bebida exclusivamente feminina.

A falta de empenho dos importadores e distribuidores em informar sobre o produto acaba enfatizando o problema, de acordo com Lim. Para ela, não existe interesse em fazer "propaganda" de um vinho cujo valor é pequeno, em comparação com os tintos e os brancos.  

No entanto, um estudo realizado a pedido da Vinexpo, o Word Wine and Spirits Market and Outlook for 2010, mostra que essa situação pode mudar. A pesquisa prevê um crescimento contínuo do consumo de rosés na Ásia nos próximos anos, fazendo com que esse tipo de vinho possa chegar, inclusive, a superar os brancos em vendas.

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