Vinho - 20.Jul - Polêmica

Rússia terá que retomar importações de vinho para entrar na OMC

por Redação

Tradição vitivinícola: a produção de vinhos na Moldávia existe há 300 anos
O problema entre Rússia, Geórgia e Moldávia começou em abril de 2006. O governo russo proibia a entrada de vinhos originários de seus ex-companheiros da União Soviética, alegando que existiam infrações nas normas sanitárias dos paises.

Geórgia e Moldávia possuíam, e ainda possuem, o setor de vinhos como uma de suas principais fontes de renda externa e tinham na Rússia seu principal comprador. A indústria vitivinícola de ambos os países quase chegou à falência quando o governo russo parou de comprar seus produtos.

Desde então, os ex-membros da URSS vivem em conflito nesta questão. Em junho deste ano, durante o congresso da OIV, as autoridades da Geórgia fizeram uma forte acusação à Rússia, comparando suas atitudes com a destruição das vinhas georgianas durante o Império Persa, no século XVI.

Apesar da Moldávia não ter se manifestado, o chefe máximo do Serviço Federal de Proteção ao Consumidor da Rússia, Gennady Onishchenko acusou os vinhos do país de conter um componente químico muito perigoso em suas garrafas. De acordo com ele, o vinho moldávio "poderia ser utilizado para pintar cercas, mas é muito perigoso para beber".

Entretanto, é possível acreditar que o problema da Rússia com seus ex-companheiros soviéticos tenha, na verdade, outra origem. Desde 1993 o país manifesta sua vontade de se tornar membro da OMC, posto que a Moldávia possui há quatro anos e a Geórgia há 10.

Para que um novo país seja aceito, é preciso consultar os países que já fazem parte da organização. A oposição de algum deles pode impedir, mais uma vez, a entrada da Rússia.

As autoridades georgianas já afirmaram que, para que seu antigo aliado entre na OMC, ele precisaria retomar as importações de água mineral e vinho da Geórgia.

ESPECIAL:Dicas para comprar seu vinho - Qual o melhor lugar para adquirir um vinho? Supermercados, lojas especializadas, sites de internet, direto das importadoras? Fique atento a detalhes como tipo de armazenagem, estado do rótulo e da rolha para poder fazer uma boa compra

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+

Comerciantes do Reino Unido vendem vinhos vegetarianos

+ Mulheres apóiam campanha a favor das rolhas de cortiça

+ Singapura recebe grande exposição de vinhos espanhóis

+ Empresa se torna a primeira"adega-boutique" da China

+ Máquina de vinhos faz sucesso na Pensilvânia

+ Grandes vinícolas investem em produção na China

palavras chave

Notícias relacionadas