Vinho - 03.Dez - Iluminação

Sabor do vinho pode ser alterado pela cor da luz ambiente

por Redação

Num espaço onde a luz tenha tons azuis ou vermelhos o vinho tem gosto melhor do que se for consumido em ambientes com iluminação verde ou branca, indica um estudo apresentado na Universidade de Maguncia, na Alemanha.

A luz tem ação direta no sabor dos vinhos
"Até o momento sabíamos que a cor de uma bebida influi em seu sabor, e então quisemos investigar se a cor da iluminação predominante de um ambiente também tinha essa influência", afirmou Daniel Oberfeld-Twistel, um dos participantes do experimento.

Os pesquisadores, da Universidade Johannes Gutenberg, 'entrevistaram' cerca de 500 pessoas, perguntando se o vinho que apresentavam lhes agradava e quanto pagariam por ele.

Os participantes estiveram dispostos a pagar um euro a mais por uma garrafa de vinho, quando iluminada com a cor vermelha, enquanto a que era consumida em ambientes verdes teve um decréscimo de preço sugerido.

Também segundo este mesmo estudo, o vinho iluminado com luz vermelha foi dito mais doce que o da luz branca/verde, "já que seu caráter furtivo foi aguçado pela incidência dos raios", segundo as pesquisas.

A conclusão foi que "a cor da luz ambiente tem clara influência no sabor do vinho, quando não influi diretamente em sua cor". Por isso, "as condições de iluminação de muitos bares podem com toda a certeza modificar o sabor do vinho", explicou Oberfeld-Twistel.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Consumo moderado de vinho aumenta o desejo sexual das mulheres

+ Plantação da uva Merlot pode ser influenciada pelo aquecimento global

+ O Melhor Vinho do dia: Para combinar com "pizza"

+ Santa Catarina lança o primeiro vinho orgânico

+ O Melhor Vinho do dia: Em homenagem a Lombardi

palavras chave

Notícias relacionadas