Revista ADEGA
Busca

01.Set- Safra em Borgonha deve ser excepcional

Safra 2009 em Borgonha deve ser excepcional


O vinhedo Jacques Prieur, na região de Burgundy
Os produtores da região de Borgonha, na França, estão prevendo uma safra 2009 magnífica, com uma colheita precoce em toda a Denominação de Origem Controlada.

A próxima safra estará perto da qualidade excepcional de 2005, dizem os viticultores. As primeiras uvas serão colhidas em 5 de setembro. "O clima tem sido perfeito, com um inverno longo e frio, uma agradável primavera e um verão providencialmente quente", falou Cecile Mathiaud, porta-voz da associação de produtores de vinho de Borgonha (BIVB).

A associação acredita que o total da produção este ano em Borgonha atinja 1.4m hectolitros, 10% a menos em relação ao ano passado.

"Estamos olhando pára frente e vemos uma safra muito fina, muito equilibrada", disse Martin Prieur, proprietário do vinhedo Jacques Prieur, na região de Côtes de Beaune. "Não sinais de podridão, de desperdício e não razão para temor o clima entre hoje o dia da colheita".

Em Chablis, ao norte de Borgonha, a colheita deve começar por volta de 14 de setembro, duas semanas antes em relação a 2008. "Um colheita precoce implica em qualidade e esse ano todos os indicadores são de um anos excepcional.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Após crescimento das exportações, África do Sul pode enfrentar escassez de vinho

+ Pesquisa mostra que jovens estão mais familiarizados com vinhos

+ Começa colheita em Bordeaux

+ Centro de pesquisa de vinícolas é inaugurado em Portland

+ Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor


Redação
Publicado em 01/09/2009, às 12h40 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias