20. jan - Safra 2009: Menos uva, mais qualidade

Safra 2009: Menos uva, mais qualidade

por Redação

Já começou a colheita das uvas da safra 2008/09 no sul do Brasil. A estimativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) é que sejam colhidos entre 441 e 504 milhões de quilos de uva, valores até 30% menores que os 630 milhões de quilos colhidos em 2008. Esses números mostram que no que se refere à quantidade, houve uma baixa se comparado ao ano passado, mas em termos de qualidade, os técnicos do Ibravin afirmam um grande salto.

Essa diferença vem a calhar para os produtores que já neste ano de 2009 contam com quase 300 milhões de litros estocados, volume pouco menor que a produção de todo o ano de 2008 (330 milhões de litros).

No último ano ocorreu um decréscimo nas vendas de vinho devido à taxa cambial, além disso, o Real valorizado tornou as importações mais atraentes, cenário que só mudou no final do ano com a alta do dólar, é o que afirma Carlos Paviani, diretor-executivo do Ibravin. Em 2008, as importações cresceram 2,8% na comparação com 2007, já as exportações demandaram apenas 2% da produção nacional.

Com isso, os vinhos produzidos aqui ficaram parados nas prateleiras dos supermercados e nos estoques. Dados do Ibravin revelam que nos últimos três anos o consumo interno do vinho de mesa reduziu cerca de 30%.

Desde 2006 a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oferece apoio à comercialização da bebida. Um exemplo deste suporte é o Prêmio pelo Escoamento da Produção (Pep), destinado aos interessados em distribuir a produção gaúcha entre os outros estados brasileiros, menos Santa Catarina. Mas as regras permitem que apenas as cooperativas, responsáveis por 30% da produção, possam receber os prêmios leiloados.

Em 2008 ocorreram nove leilões de vinho, com 177 milhões de litros ofertados e apenas 26,6 milhões arrematados. Pela quantidade negociada o governo vai pagar R$ 19 milhões em prêmios.


Já Hermes Zaneti, presidente da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, questiona estes números e calcula que apenas 12 milhões de litros teriam sido escoados via Pep em 2008, e não 26 milhões.

A data para o leilão de 2009 ainda não foi definida, mas de acordo com Zaneti o regulamento já está sendo revisto para possibilitar o acesso das empresas ao programa.

palavras chave

Notícias relacionadas