Safra 2013 em Champagne é equiparada à de 1996

1996 foi considerado um ano lendário em Champagne, um dos melhores nos últimos 20 anos

por Redação

Colheita Champagne

Segundo o chef-de-cave da Henriot, Laurent Fresnet, as análises iniciais da safra 2013 em Champagne mostram praticamente o mesmo da lendária safra de 1996. Segundo ele, os resultados iniciais dos laboratórios “são quase idênticos a 1996”.

Apesar das dificuldades do ano – com frio excessivo no começo da primavera e tempestades no verão –, Fresnet comentou que a safra deverá ser “ótima, mas tardia”. Ele acrescentou ainda que ela talvez não seja tão tardia quanto se pensava, já que as vinhas se recuperaram mais rapidamente do que o esperado.

Fresnet apontou que o Pinot Noir está em um estado melhor depois das dificuldades de floração, que o Chardonnay por sua vez foi afetado mais duramente e provavelmente terá uma colheita menor – não muito diferente do ano passado.

A safra 1996 em Champagne é considerada uma das maiores dos últimos 20 anos, com um equilíbrio quase perfeito entre açúcar, acidez e álcool. A Pinot Noir foi considerada a variedade chave do ano, apesar de as três castas (Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier) terem produzido excelentemente.

palavras chave

Notícias relacionadas