Café - 16.Out - Recuperação

Safra de 2010 da Colômbia deve ser de pelo menos 11 milhões de sacas

por Redação

A próxima safra colombiana deve chegar a mesma marca de 2008
Na temporada de 2009/2010 a Colômbia deverá produzir mais de 11 milhões de sacas de café, uma alta de cerca de 22% em relação a safra atual, que chegou a 9,3 milhões, que foi prejudicada pelas intensas chuvas nas regiões cafeeiras.

"O ano de 2009 foi particularmente difícil e atípico no setor. Nós vimos uma redução significativa na colheita do café" afirmou Luis Muñoz, diretor executivo da Federação Nacional dos Produtores de Café da Colômbia.

Em 2008, o país produziu 11,4 mi de sacas, e para 2010 a estimativa é que esse número seja novamente alcançado. O cultivo do grão na Colômbia deve aumentar devido a melhoras climáticas previstas para a temporada e também pelo elevado uso de fertilizantes, que devem maximizar a produção.

Muñoz comentou que até o fim do mês de setembro, cerca de 280 mil toneladas de fertilizante foi usada no plantio, frente as 240 mil utilizadas durante todo o ano de 2008. A Colômbia é o terceiro maior produtor de café no mundo, perdendo apenas para o Brasil e o Vietnã.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Japão se torna grande consumidor de café

+ Mesmo em crise, Honduras deve ter produção recorde de café

+ Água de esgoto tratada poderá ser usada como adubo nos cafezais

+ Cafezais são favorecidos pelo regime de chuvas no Brasil

+ Área de café na Indonésia não foi afetada pelo terremoto

palavras chave

Notícias relacionadas