Revista ADEGA
Busca

Vinho - 16.Dez - Vinho

São Bernardo promove Simpósio do Vinho


A prefeitura de São Bernardo (SP) promoveu ontem, 15 de dezembro, o I Simpósio do Vinho da cidade.

Durante o evento, foram discutidos marcos regulatórios legais e técnicos da produção artesanal do vinho. "Entre as questões estão a legislação, as melhores técnicas para produção e o turismo, já que futuramente temos a intenção de criar uma rota turística do vinho no município", disse Jefferson José da Conceição secretário Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O simpósio é fruto de uma parceria da prefeitura com a União dos Vinicultores Artesanais, uma associação que representa os produtores de vinhos artesanais da cidade e da região desde 1999.

Atualmente, a UVA conta com 116 produtores associados de cidades da região e São Paulo, sendo mais de 60 os que participam ativamente. A maioria é de descendentes de italianos, mas também há portugueses e espanhóis, que fazem vinho para consumo próprio e para manter a tradição. A região produz anualmente mais de 100 mil litros de vinho.

ESPECIAL: Que taça escolher? -Diz-se que cada tipo de vinho pede um tipo de taça mas para começar você pode simplificar bastante suas escolhas

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Loja de vinhos virtual atrasa em várias semanas entrega das garrafas
+Amy "WINE"house exige vinhos e outra bebidas em camarim do Brasil
+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas
+Contrariando tendência, franceses desenvolvem método para diminuir teor alcoólico

Redação
Publicado em 16/12/2010, às 14h50 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias