Espumantes, vinhos a granel e mosto concentrado impulsionam embarques no primeiro semestre

por Redação
As exportações de vinhos da Argentina começaram 2026 em ritmo de recuperação. Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Vitivinicultura (INV) mostram que os embarques cresceram 14,2% em volume no primeiro semestre, impulsionados principalmente pelos vinhos a granel, espumantes e mosto concentrado de uva.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Entre janeiro e junho, o país exportou 102,6 milhões de litros de vinho, enquanto a receita somada das vendas externas de vinhos e mosto alcançou US$ 392,5 milhões (FOB), alta de 6,6% em relação ao mesmo período de 2025. O crescimento mais acelerado do volume em comparação ao faturamento indica uma mudança no perfil das exportações, com maior participação de produtos de menor valor agregado, como os vinhos a granel.
O desempenho positivo também foi registrado em junho. No mês, os embarques de vinho avançaram 11,6% frente ao mesmo período do ano anterior. Os espumantes se destacaram, com crescimento de 89,6%, enquanto os vinhos engarrafados aumentaram 13,2% e os vinhos a granel registraram alta de 6,2%.
LEIA TAMBÉM: Safra 2026 da Argentina terá menos uvas e mais qualidade
Outro destaque foi o mosto concentrado de uva, importante produto da indústria vitivinícola argentina. As exportações cresceram 89,5% em junho e, no acumulado do semestre, atingiram 48,6 mil toneladas, avanço de 38,3% sobre igual período de 2025.
Os números indicam uma retomada da demanda internacional pelos produtos argentinos, após um desempenho mais fraco no ano passado. Para importadores e distribuidores, o aumento da oferta pode influenciar estratégias de compra e ampliar a competitividade do vinho argentino em mercados onde disputa espaço com produtores de países como Chile, Austrália e nações europeias.