Revista ADEGA
Busca

Revolução constitucionalista de 9 de julho

Você sabia que o primeiro vinho brasileiro é paulista?

Mais curioso ainda: o primeiro possível “terroir” brasileiro foi em Cubatão, na baixada santista


Brás Cubas pintado por Benedito Calixto, o primeiro "enólogo brasileiro"
Brás Cubas pintado por Benedito Calixto, o primeiro "enólogo brasileiro"

Parece loucura, mas o primeiro vinho 100% brasileiro foi feito na cidade de São Paulo! Muito antes do estado entrar em conflito com Getúlio Vargas e a Revolução Constitucionalista de Nove de Julho eclodir, a cidade fervilhava de vinhedos.

Mas o primeiro foi em torno de 1550, uma vez que em 1554 já se tem notícia de um vinhedo produtivo onde hoje fica o Largo da Concórdia, no bairro do Brás. Mas a história só melhora, o primeiro possível “terroir” brasileiro foi em Cubatão, na baixada santista.

O vinhedo do Brás foi plantado com as cepas que resistiram ao primeiro plantio, que não deu certo, no litoral paulista. O “enólogo” era o português, nascido na cidade do Porto, Brás Cubas, que anos mais tarde fundaria a cidade de Santos.

A história conta que no pé da Serra do Mar, onde hoje é Cubatão, nada dava certo, então as cepas subiram para São Paulo e, no Planalto de Piratininga, em uma área que algumas vezes o rio Tamanduateí transbordava, plantou-se o vinhedo.

Você sabia que o 1º vinho brasileiro nasceu na capital paulista?
O bairro do Brás em São Paulo, aqui nasceu o primeiro vinho brasileiro

Correspondências entre os jesuítas dão conta que os vinhos lá produzidos “davam mal e mal para as missas”, e acredita-se que na missa da Inauguração do Colégio de São Paulo, celebrada pelo Padre Manoel da Nóbrega, e ajudada por Anchieta, em 25 de janeiro de 1554, tenha sido utilizado vinho dessa procedência.

A casta utilizada é um mistério. Se sabe que a País, ou Missão, era a favorita dos Jesuítas porque o vinhedo era altamente produtivo e poucos parreirais eram capazes de produzir boa quantidade de vinho. Porém, não há anotações para confirmar essa hipótese.

Hoje o estado de São Paulo, assim como outros pontos da região sudetes vem se destacando na produção de grandes vinhos. Tanto que o vinho brasileiro melhor pontuado no Guia Descorchados 2022 nasce em Minas Gerais!

Redação
Publicado em 08/07/2022, às 08h20


Mais Almanaque do vinho