Vinho - 03.Dez - Aquecimento global

Schwarzenegger anuncia cruzada contra aquecimento global

por Redação

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, está se mexendo no intuito de combater e prevenir os efeitos das mudanças climáticas no Estado. Segundo o mandatário disse, pode-se esperar o pior se a ação humana não fizer nada para combater essas alterações.

Em São Francisco, ao norte do estado, Schwarzenegger anunciou ações especificas para prevenir a destruição da infra-estrutura, a proliferação de doenças, as queimadas e outros malefícios que podem advir da mudança climática.

"Eu normalmente não faço um plano B, porque isso te faz esquecer o plano A", disse Schwarzenegger. Mas, nesse caso, é fundamental ter um plano B para o caso de conseguirmos combater o aquecimento global."

Segundo o relatório do instituto California Climate Adaptation Strategy (estratégia de adaptação climática da Califórnia), até 2050 a temperatura no Estado irá aumentar cerca de 5 graus e, por volta de 2100, os termômetros marcarão 9 graus a mais.

O relatório, uma iniciativa do governo Schwarzenegger, faz, também uma série de recomendações para a contenção dos efeitos do aumento da temperatura, alertando, entre outras coisas, o estado para se preparar para eventos extremos como ondas de calor, queimadas secas e inundações.

O documento sugere ainda que a Califórnia decida já como vai pagar por esses esforços e decida quais são as áreas de maior risco. Melhora no cuidado com as florestas e melhor conservação da água entram, também, na pauta do relatório lançado hoje.

Além de ser o mais rico estado norte-americano, a Califórnia o maior produtor de vinhos do país. Cultivados especialmente no Vale do Napa, principal DOC dos Estados Unidos, os vinhos da região podem ser seriamente pelas mudanças no clima.

A preocupação de viticultoras com o clima, aliás, não se resume aos Estados Unidos. Um dos mais renomados vinicultores de Bergerac, na França, Hugh Ryman, afirmou, nesta semana, que o aquecimento global está tornando impossível o cultivo da uva Merlot na região.

O dono do Chateau de la Jaubertie comentou que não planta a variedade desde 2000, e que a uva já está sendo substituída pela Cabernet Francor Malbec.

Também para evitar que os vinhos da Califórnia não percam qualidade, Schwarzenegger segue em sua missão, esperamos, não impossível. Esperamos que ele consiga.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ O Melhor Vinho do dia: Para combinar com "pizza"

+ Santa Catarina lança o primeiro vinho orgânico

+ O Melhor Vinho do dia: Em homenagem a Lombardi

+ Brasil é incluído em licitação para compra de vinho rosé na Suécia

+ Vinho tinto pode impedir proliferação de bactérias bucais


palavras chave

Notícias relacionadas