Vinho - 01.Set - Pesquisa

Segundo estudo, dióxido de enxofre é benéfico para as videiras

por Redação

Um estudo da University of Western Australia descobriu que dióxido de enxofre pode ter um efeito positivo na composição das uvas.

Divulgação
Dióxido de enxofre: bom para as plantas
A substância é amplamente usada na produção de vinho no mundo todo, com diversos propósitos, mas o movimento crescente de vinhos naturais a evita, já que esse químico é considerado desnecessário e pode causar danos à saúde.

O professor assistente Michael Considine disse ao site Decanter.com, que "o interessante é que o dióxido de enxofre aumenta os níveis antioxidantes e antifúngicos no fruto para aumentar as reações de defesa da própria planta".

Considine admitiu que há uma evidência irrefutável que o dióxido de enxofre causa problemas de saúde nos humanos, incluindo respiratórios ou de pele."Se nós conseguirmos entender um pouco melhor como a planta responde à substância, poderemos traçar alternativas que podem não ter conotações negativas relativas à saúde".

Considine sugeriu que ozônio pode ser uma alternativa possível para inibir a fermentação malolática, assim como lisozima, que algumas produtoras de vinho já usam.

MAIS SAÚDE:Consumo moderado de vinho diminui riscos de desenvolver Alzheimer, diz estudo

Mais notícias sobre vinhos...

+ Blogueiros são desafiados a harmonizar vinho em restaurantes de São Paulo

+ Propostas de blend com Rosso de Montalcino indigna produtores

+ Diferença entre vinho inglês e vinho britânico confunde consumidores

+ Vinho irá conter alcoolismo na Rússia, diz presidente russo

+ Primeiro clube de vinho kosher do mundo é criado na Argentina

palavras chave

Notícias relacionadas