Vinho - 04.Jul - Aquecimento global

Segundo estudo, nos próximos 30 anos o cultivo de uvas para vinho na Califórnia será prejudicado

por Redação

Divulgação
Vinícola na Califórnia
O aquecimento global pode afetar de forma significa a Califórnia e outras regiões vinícolas premium dos EUA nos próximos 30 anos, dizem pesquisadores.

Cientistas da Stanford University disse que por volta de 2040, a quantidade de terras adequadas para cultivo de uvas em áreas de alto valor ao norte da California pode diminuir pela metade por conta do aquecimento global.

Contudo, eles dizem, algumas áreas frias dos estados de Oregon e Washington podem ver um aumento da área de cultivo de uvas premium, pelo mesmo motivo.

"Nosso novo estudo foca na mudança climática durante os próximos 30 anos - período de tempo em que as pessoas estão de fato considerando os custos e benefícios de fazer decisões no solo", disse Noah Diffenbaugh, um professor assistente de ciência ambiental.

A Califórnia produz mais de cinco milhões de galões de vinho por ano, ou por volta de 90% do total da produção dos EUA, segundo a Wine Institute, uma organização de comércio que representa os vinicultores daquele estado.

O valor de varejo da indústria de vinho da Califórnia em 2010 foi estimado em 18,5 bilhões.

O estudo de Stanford focou nas propriedades vitivinícolas da Califórnia, Oregon e Washington.

"Nós focamos nesses estados por conta do clima deles, que os tornou fonte de uvas de alta qualidade", disse Diffenbaugh. Isso pode mudar, e em breve, ele disse.

"Haverá mudanças de temperatura localizadas, durantes as próximas três décadas", ele continuou. "Uma das nossas motivações para o nosso estudo era identificar o impacto em potencial dessas mudanças, e também identificar as oportunidades dos produtores se adaptarem".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Chateau Latour é o último a divulgar preço da sua safra 2010

+ Vinho tinto pode prevenir perda óssea e muscular causadas por sedentarismo

+ Quartos de hotel na Holanda são feitos de tonéis de vinho

+ World Wine Tour 2010 arrecadou meio milhão de dólares em leilão

+ Príncipe de Mônaco escolhe vinho de Provença para seu casamento

palavras chave

Notícias relacionadas