Vinho - 20.Jan - Mercado

Segundo FMI, cotação do vinho é similar a do petróleo

por Redação

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou um estudo elaborando um paralelo entre a evolução do preço do vinho e do petróleo nos últimos 20 anos. Intitulada "Um barril de petróleo ou uma garrafa de vinho: Como a dinâmica global afeta o crescimento dos preços das commodities?", a pesquisa afirma que os preços no mercado mundial para esses produtos são especialmente sensíveis a fatores macroeconômicos, tais como aumento da demanda de países emergentes ou em condições de liquidez no mercado global.

O relatório limitou o âmbito de fatores macroeconômicos na fixação dos preços de commodities. Para isso, os autores tomaram dois tipos muito diferentes de produtos, como azeite e vinho, mas cujo preço de desenvolvimento tem sido muito semelhante nos últimos 20 anos, alcançando uma correlação de 90% em seu comportamento.

Recolhidos os dados, o relatório concluiu que o fator chave na definição de preços é a flutuação na demanda, especialmente dos países emergentes. Como exemplo, o estudo diz que um ligeiro declínio no crescimento dos países emergentes poderia causar uma queda dos preços do vinho até 15%.

Um dado que para Rafael del Rey, diretor do Observatório Espanhol do Mercado de Vinho (OEMV), em entrevista à EFE, não deveria reduzir a importância das flutuações de oferta no mundo do vinho, muito sujeita a fatores ambientais.

De maneira similar, a importância das condições da liquidez do mercado como um outro fator de determinação na demanda global e os preços destes produtos também tiveram destaque no relatório.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Após susto com a crise, norte-americanos aumentam consumo de vinhos acima de 20 dólares
+ Colega de Robert Parker faz visita à Espanha para provar vinhos catalães

+ Mesmo afetadas pelas chuvas, vinícolas australianas ajudam vítimas das enchentes

+ Presidente da Academia de Vinhos Espanhola vira membro de projeto climático

+ Diretor de companhia de investimento de vinhos é preso por desvio de verbas

palavras chave

Notícias relacionadas