Vinho - 27.Dez - fraude

Seis pessoas são presas em caso de fraude em vinhos

por Redação

Seis pessoas foram presas, diversas adegas fechada e vátria garrafas retiradas das prateleiras na China depois que as autoridades encontraram um vinho que contêm aditivos químicos diversos, informou a mídia estatal nesta segunda-feira.

O incidente aconteceu no condado de Changli, na província central de Hebei - área conhecida como "Bordeaux Chinesa" - é o mais novo escândalo alimentar abalar a confiança do consumidor em um país que ainda se recupera do caso mortal do leite contaminado 2008.

Uma repostagem transmitida pela TV estatal revelou que as vinícolas falsificaram suas bebidas com água, açúcar, corantes e aromatizantes artificiais, e, em seguida, utilizaram falsamente de nomes de marcas famosas, diz o Global Times.

O jornal cita um perito principal da indústria, Huang Weidong, segundo o qual os aditivos podem causar irregularidades cardíacas e dores de cabeça, sendo possivelmente carcinogênicos.

"Estamos muito preocupados com este comportamento. Para garantir medidas de segurança, já começamos a remover os vinhos suspeitos das prateleiras", disse um porta-voz da área de lojas Wal-Mart de Pequim, Zhang Tao, ao jornal.

Segundo a agência de notícias Xinhua, as autoridades provinciais já fecharam cerca de 30 vinícolas. Contas de pessoas jurídicas com recursos que totalizam 427 mil dólares foram congelados também.

Mais de 5.000 caixas do vinho foram apreendidos, dizem os jornais, embora não se saiba exatamente o quanto de vinho adulterado havia nas prateleiras das lojas.

Em 2008, pelo menos seis crianças morreram e cerca de 300 mil ficaram doentes após consumir leite em pó misturado com a melamina química industrial, que foi adicionado para fazer que os produtos aparecem com mais proteína.

E MAIS: Uma feira de tendências - London International Wine Fair mostra o porquê de o mercado inglês tradicionalmente ser um grande definidor de tendências

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ A favor da sustentabilidade, produtora espanhola lança linha de cosméticos à base de uvas
+Contrariando tendência, franceses desenvolvem método para diminuir teor alcoólico
+ Pesquisa australiana ajuda a desvendar gosto do consumidor
+ Compositor de Cats leva seus vinhos a leilão
+ Fraude envolvendo vinho leva 20 pra cadeia, na Inglaterra



palavras chave

Notícias relacionadas