Vinho - 28.Out

Selo de controle fiscal aumentará preço dos vinhos importados no Brasil

por Redação

O selo de controle fiscal nos vinhos importados comercializados no Brasil deixará o preço do produto 15% mais caro para o consumidor.

"O selo visa aperfeiçoar o controle e possibilitar uma competição mais justa", disse superintendente da 3ª Região Fiscal da Receita Federal, Moacyr Mondard Jr. sobre a utilização do selo e a competição com o mercado nacional.

Divulgação

O representante da VCT, Paulo Elias, falou sobre os problemas que a colação do selo traz para as importadoras: "O problema é ter que retirar uma carga de 12 mil garrafas que vem em contêiner resfriado e ter que selar uma a uma noutra temperatura". Além disso, ele afirmou que "só o pagamento com carregamento e descarregamento gira em torno de R$ 1.500".

Elias e Bastos, outro representante da importadora em Fortaleza, destacam que a manipulação prejudica a qualidade do vinho por causa do choque de temperatura.

O representante da VCT Brasil diz que já existe atraso para entrega de cerca de sete vinhos diferentes que estão aguardando a liberação nos portos. "Essa situação tende a piorar com a chegada das festas de fim de ano", observa, defendendo a revisão da norma.

Outros empresários e especialistas também já se manifestaram contra a medida, como o proprietário da  importadora Casa Flora e atual presidente da Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), Adilson Carvalhal:  "Medidas deste tipo sempre prejudicam mais os pequenos. O dono das importadoras Mistral e Vinci, Ciro Lilla, já declarou que este selo fiscal seria "o maior retrocesso que já assistimos no mundo do vinho fino no Brasil" .


Mais notícias sobre vinhos...

Ohio Wine Producers Association usará o código QR para educar consumidores sobre...
ASAJA Toledo propõe utilizar o dinheiro excedente da OCM do vinho para reconstru...
Banana Republic desenha rótulos para vinícola Clos Du Bois
Vinhos australianos estão sendo vendidos na China como produtos nacionais
Cientistas australianos desenvolveram uvas transgênicas resistentes ao fungo oi...

palavras chave

Notícias relacionadas