Sem complexos

Editorial - Edição 103

por Redação

O controverso jornalista Nelson Rodrigues já dizia que o brasileiro sofre do “complexo de vira-lata” – não é capaz de se valorizar e vive achando que os outros são sempre melhores do que ele. No mundo do vinho, no qual estamos engatinhando quando nos comparamos com nações do Velho Mundo, temos ainda mais receio de ousar nos equiparar aos grandes produtores.

Dessa forma, muitas vezes, é preciso que alguém de fora, um estrangeiro, diga-nos do que somos capazes e que temos, sim, qualidade – para que possamos acreditar em nosso potencial. E foi isso o que aconteceu recentemente, após a visita de Steven Spurrier ao Brasil. O famoso crítico inglês veio, provou nossos espumantes e afirmou categoricamente que o brasileiro não precisa beber Champagne. “Vocês devem ter orgulho de seus vinhos”, disse em entrevista exclusiva para ADEGA.

Segundo ele, os produtos daqui têm qualidade para competir internacionalmente, e, mais do que isso, esta é a hora dos espumantes brasileiros. Os produtores devem aproveitar que a atenção do mundo está voltada para cá devido à Copa do Mundo e as Olimpíadas, e promover o que temos de melhor.

Além da visita de Spurrier, o mundo do vinho no Brasil esteve agitado em abril, com diversos eventos, entre eles, a Expovinis. A feira de 2014 trouxe muitas novidades e a equipe de degustadores de ADEGA percorreu todos os corredores para encontrar os melhores vinhos, aqui apresentados. Mas fomos além e vasculhamos os inúmeros outros acontecimentos dessa época para trazer aos nossos leitores uma seleção de mais de 150 vinhos, que você confere nesta edição.

Neste número, ADEGA ainda explica todas as nuances de uma das mais tradicionais regiões portuguesas, o Alentejo, contando a história de sua vitivinicultura e dando todos os detalhes sobre os vinhos de lá, com ótimas sugestões para você degustar. Tivemos também uma conversa franca com Marcelo Papa, o enólogo por trás da linha Casillero del Diablo, da Concha y Toro, mas também responsável pelo Marqués de Casa Concha, eleito o melhor Cabernet Sauvignon do Chile pelo Guia Descorchados 2014.

Com tudo isso e muito mais em nossas páginas, esta edição contempla todos os que apreciam o melhor do mundo do vinho, venha de onde vier.

Saúde,
Christian Burgos e Arnaldo Grizzo

palavras chave

Notícias relacionadas