Vinho - 08.Jul - Mercado

Sem grande participação oriental, vendas Bordeaux 2009 estão crescendo

por Redação

Luna Garcia (Estúdio Gastronômico)
Apesar do mercado chinês não ter atuado da forma esperada, os comerciantes londrinos anunciam números recordes para os Bordeaux 2009. As duas grandes redes de lojas do Reino Unido, Farr Vintners e Bordeaux Index, afirmam que suas vendas subiram rapidamente este ano.

O presidente da Farrs, Stephen Browett, anunciou vendas de 53 milhões de libras, com pouco mais de 30 mil garrafas vendidas a uma média de 1.760 libras cada.

A Bordeaux Index declarou que as vendas dos vinhos En Primeur atingiram 16 milhões de libras e disse que a relativa falta de demanda do Oriente foi "anormal", principalmente por Hong Kong ser o segundo maior mercado de vinhos do mundo.

O representante da rede, Gary Boom, disse que a previsão de que as compras chinesas iriam abranger mais do que premiers crus e super second crus "simplesmente não aconteceu".

Boom explicou que os compradores chineses estão dispostos a pagar preços altos pelos melhores vinhos, mas que ignoram o resto. De acordo com ele, esses clientes não estão interessados em comprar vinhos de menor qualidade.

O representante da Farrs disse que a situação em sua filial no oriente é a mesma. "Em valor, as vendas no Reino Unido equivalem a 60%, enquanto as do oriente, 40%. Em volume, no entanto, os valores correspondem a 85% e 15% respectivamente, já que os clientes, principalmente chineses, têm comprado somente Premier Crus e Secod Crus", explicou o representante, que ainda acrescentou: "Não houve praticamente nenhum interesse dos Estados Unidos".

ESPECIAL:Bordeaux 2009 En primeur histórico - "Esta safra tem o melhor potencial que já vi nos meus 32 anos de carreira", Robert Parker

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Exportações argentinas superam Chile nos Estados Unidos

+ Emma Thompson e outras celebridades divulgam vinho no Reino Unido

+ Vinícolas australianas buscam reconhecimento

+ Super loja de vinhos será aberta em novembro na Flórida

+ Vinícolas recorrem às mídias sociais na Califórnia

+ Sul da França promove seus rosés durante verão europeu

palavras chave

Notícias relacionadas