Vinho - 25.Jun

Sentir dor de cabeça depois de tomar vinho tinto nem sempre é culpa da bebida

por Redação

A velha história de que beber vinho pode dar dor de cabeça é bem conhecida até por quem não consome a bebida. Por isso, pesquisadores brasileiros fizeram uma pequena pesquisa para estabelecer a relação entre os dois.

divulgação

Os pesquisadores consultaram 33 adultos, que se consideravam consumidores regulares de vinho tinto e que acreditavam que a bebida tinha causado dores de cabeça no passado. Eles beberam meia garrafa de vinhos de diferentes variedades - Malbec, Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot - em quatro dias diferentes, e anotaram se haviam tido dores de cabeça e a intensidade da dor.

A maior parte dos participantes disse que a dor aparecia até 11 horas após beber o vinho, e as dores mais intensas foram causadas por vinhos Tannat e Malbec, por conta da quantidade de taninos, responsáveis pela coloração intensa em vinhos tintos.

"É um estudo pequeno, mas confirma o que nós ouvimos dos pacientes: Vinho pode causar dores de cabeça, mas não necessariamente sempre", disse o médico assistente da Escola de Medicina Albert Einstein.

Porém, um segundo estudo feito na China mostrou que a temperatura do ambiente em que se bebe o vinho também pode influenciar na incidência de dores de cabeça.  Cerca de 60 pacientes, que sofrem de dores de cabeça, mantiveram durante um ano um diário em que contavam como estava a temperatura do ambiente. Em 21% das vezes a temperatura estava diretamente ligada à dor de cabeça, sendo o frio o maior complicador.

"O estudo mostra evidências de que as dores de cabeça estão associadas também com a temperatura do ambiente", disse o Dr. Shuu-Jiun Wang, chefe do estudo e professor de neurologia na Escola de Medicina da Universidade Nacional Yang-Ming, em Taipei, Taiwan.

Mais notícias sobre vinhos...

Companhia chinesa compra maior negociante de vinhos de Bordeaux
Colher uvas manualmente pode não produzir os melhores vinhos
Vinho tem maior crescimento em vendas no primeiros meses do ano
As 10 maiores marcas de vinhos argentinos
Patricia Kluge sai do cargo em sua antiga vinícola

palavras chave

Notícias relacionadas