Série Downton Abbey traz vinho Xerez de volta à moda

por Redação

Antes considerada uma bebida de avós e tias mais velhas, o vinho Xerez está voltando à moda no Reino Unido graças à série de TV Downton Abbey, de acordo com o jornal Daily Mail.

Por muitos anos, o Xerez foi visto como o "vinho de aposentados" e lembrado apenas na hora dos aperitivos do Natal, ou, na melhor das hipóteses, como um ingrediente chave para dar sabor a molhos. Mas agora, com o sucesso da série dramática no horário nobre da TV britânica - ela venceu o Emmy de melhor minssérie em 2011 e o Globo de Ouro de 2012 - o Xerez converteu sua imagem de bebida "séria" para um dos vinhos que mais despertam a curiosidade dos jovens.

A loja inglesa Marks and Spencer reportou um aumento de 15% nas vendas de Xerez nos últimos três meses, crescimento que os especialistas do vinho estão chamando de "Efeito Downton". No drama, que conta a história de uma família aristocrática inglesa e seus criados no início do século XX, os Crawley frequentemente degustam o Xerez enquanto estão reunidos na mesa, durante os aperitivos. Agora, os espectadores estão fazendo o mesmo.

Por conta da demanda, bares de todo o Reino Unido estão fortalecendo e promovendo o Xerez e o introduzindo em suas cartas de vinho. Gordon Ramsay, defensor do fortificado há muitos anos, afirmou que este é o momento de focar com mais emoção no Xerez e mostrar que ele vai muito bem com comida.

Mais notícias sobre vinhos...

Vinhos raros serão leiloados em Hong Kong
O consumo mundial de vinho sobe cerca de seis por cento
Morre Giuseppe Quintarelli, considerado pai dos vinhos Amarone
Fábrica chinesa realiza falsificação em massa de vinho francês
Vinhos brasileiros serão produzidos com menos açúcar

palavras chave

Notícias relacionadas