Vinho - 20. Abr - TVE

Série "Gran Reserva" estréia com alta audiência, mas gera polêmica

por Redação

O primeiro episódio da série "Gran Reserva", baseada nas relações de duas famílias com o mundo vitivinícola, obteve grandes índices de audiência. Segundo dados oficiais, mais de quatro milhões de telespectadores acompanharam o piloto do seriado espanhol.

Parte do elenco da série Gran Reserva
Em porcentagem, 20,9% dos televisores ligados sintonizavam a TVE, que teve o minuto mais visto do dia, com 4.484.000 pessoas ligadas à emissora (24,3%).

No entanto, após a estréia da série, a União de Televisões Comerciais Associadas (UTECA) afirmou que a TVE cometeu uma violação grave à lei de publicidade ao "mencionar 57 rótulos de vinhos ao final do primeiro capítulo".

Em comunicado, a UTECA afirma que a estatal tendo recebido ou não o pagamento por esse tipo de publicidade, descumpriu as normas das teles espanholas. "A lei só permite a emissão de patrocínio ou similares em transmissões de eventos esportivos que envolvam essa obrigação".

Por sua parte, a TVE afirma que "a inserção das marcas comerciais nos créditos de primeiro episódio foram agradecimentos por sua colaboração, prática habitual nos meios de TV".

Vale lembrar que a série é patrocinada pelo Governo de La Rioja como uma forma de incentivar e promover o setor vitivinícola da região.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Espanha vai investir 65 milhões de euros no setor vinícola nacional
+ Safra 2009 de Bordeaux demora a deslanchar

+ Dez coisas que todo amante de vinhos deve fazer
+ O Melhor Vinho do Dia: Uma homenagem ao Dia do Índio!

+ Congresso dos EUA discute aprovação de lei que restringe o comércio de vinho

palavras chave

Notícias relacionadas