Vinho - 24.Mar - Baixas

Setor de bebidas irlandês classifica 2009 como o pior ano da década

por Redação

O setor de bebidas da Irlanda relatou que 2009 foi o pior ano para a indústria desde a década de 90, mais precisamente os anos de 1995/96.

Pelas estatísticas, cerca de 15 mil funcionários - um sexto do total do setor - perderam seus empregos nos últimos 18 meses por conta da queda nas vendas. De acordo com o grupo Drinks Industry Group of Ireland (DIGI), o consumo per capita despencou 21% desde o pico da economia, que ocorreu em meados de 2001.

"Como previsto, 2009 foi um ano pior do que 2008 para a indústria de bebidas irlandesa", afirmou o presidente do DIGI, Kieran Tobin.

Segundo os dados, a esfera das bebidas espirituosas foi o que mais caiu, tendo decréscimo de 18,5%. Já os vinhos e a cerveja mostraram-se um pouco mais fortes, com quedas de 6,9% e 6,5%, respectivamente.

Estimativas do DIGI calculam que o consumo deve continuar a cair em 2010, mas de maneira menos brutal, girando em torno dos 5%.

Para tentar controlar o problema, Tobin afirmou que algumas medidas já foram tomadas, como a redução de 20% dos impostos sobre as bebidas, o que, segundo ele, foi "um passo fundamental" na reconstrução da confiança dos consumidores.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Novo vinho "kosher" será apresentado em feira espanhola
+ O Melhor Vinho do Dia: Aos elegantes passos da Patinação Artística na Itália!

+ Chateau Leoville Las Cases lança segundo vinho

+ Produção de uvas no Brasil cai 4% em 2009

+ Wines From Brazil vai à Alemanha mostrar os vinhos nacionais

palavras chave

Notícias relacionadas