19.fev - Setor vitivinícola espanhol

Setor vitivinícola espanhol estuda o uso de novas tecnologias na produção

por Redação

Algumas tecnologias, comumente usadas em outras regiões, estão sendo incorporadas com sucesso no desenvolvimento de vinhos espanhóis. Alternativas como os produtos originados de carvalho e a utilização de micro-oxigenação são opções que se apresentam como boas alternativas para se obter um produto final melhor estruturado.

A utilização de carvalho na elaboração de vinhos juntamente com a dosagem de pequenas quantidades de oxigênio (micro-oxigenação) são duas técnicas utilizadas em muitas vinícolas produtoras de vinhos com uma maior complexidade de aroma e sabor.  

Na Espanha, o uso dessas alternativas ainda não é visto com bons olhos no setor  vitivinícola, que ainda defende o tradicional uso de barricas, por exemplo.


Por este motivo, muitos encontros e palestras estão acontecendo por lá, com o intuito de se discutir essas questões. As conferências são organizadas pelo Grupo de Investigación de Procesos Enológicos de la Universidad de Valladolid e são financiados pela Diputación Provincial de Palencia, com patrocínio de empresas e organismos, tais como indústria Nomacork e O2W. A equipe de pesquisa é composta por professores de diferentes áreas que têm trabalhado juntos há mais de dez anos desde a criação do Bacharelado em Enologia, implementado na Universidade de Valladolid em 1997.

Leia mais sobre novas tecnologias em:

+ O papel do Dióxido de Enxofre (SO2) nos vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas