Vinho - 14.Jul - Literatura

Shakespeare será homenageado por seu amor ao vinho na Espanha

por Redação

William Shakespeare era um amante de vinhos
Em outubro deste ano, a cidade de Jerez, na Espanha, realizará mais uma edição de sua tradicional homenagem ao escritor William Shakespeare.

O motivo de tamanho carinho pelo teatrólogo britânico é simples. Shakespeare era um dos mais conhecidos amantes do vinho Xerez. O autor cita em sete de suas obras - A Megera Indomada, Henrique IV, Henrique VI, As Alegres Comadres de Windsor, Noite de Reis, A Tempestade - a bebida criada na cidade de Jerez.

É conhecido que suas noites na famosa taberna inglesa "Borar's Head" eram regadas a Xerez, assim como as de outros escritores britânicos, como Christopher Marlowe e Ben Jonson, que também citaram a bebida em suas obras.

A ideia de realizar uma festa dedicada ao dramaturgo veio em 1957, quando um grupo de amigos se aventurou durante a noite de Jerez para fazer uma homenagem particular a Shakespeare em frente ao monumento de Gonzáles Hontoria. A cidade decidiu então criar a Festa da Poesia, que este ano realiza a sua quinta edição.

Em 2010, a homenagem a shakespeare contará com leituras de sonetos do escritor inglês, conferências, músicas, uma oferenda de flores e brindes com Xerez. Tudo isso em frente ao monumento de Hontoria, para recordar a primeira homenagem que o grupo de jovens intelectuais organizou no local.

"No início éramos apenas uma dúzia de pessoas, agora a coisa parece estar tomando forma e cada vez mais pessoas estão interessadas em assistir a esse evento. Se der certo, imagine o impacto que essa festa poderá ter, até mesmo internacionalmente", disse o diretor da Fundação Shakespeare na Espanha, Manuel Ángel Conejero, que completou "Nós nunca deixaremos de dever a Shakespeare por tanta publicidade".

ESPECIAL:Versos Vinhos - Em suas lendas, em suas cantigas, adagiário e em seus versos mais nobres, os lusitanos nos inebriaram com saudações memoráveis ao vinho e seus efeitos

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ França espera repetir produção do ano passado na safra 2010

+ Argentina procura consolidar presença no mercado brasileiro de vinhos

+ Alsácia planeja mudança no rótulo de seus vinhos

+ Teste cego do Ibravin comprova qualidade dos vinhos brasileiros

+ Vinho mais antigo de Portugal, Periquita completa 160 anos

+ Dados mostram aumento nas vendas de rosés

palavras chave

Notícias relacionadas