No norte da Itália

Sucesso de Prosecco abre caminho para outras DOCs como Franciacorta

Os 117 produtores da região esperam que a denominação se torne categoria, como Champagne

por Por Maria Bolognese



Silvano Brescianini, vice-presidente do consórcio italiano Franciacorta, acredita que o sucesso dos vinhos da região de Prosecco em todo o mundo abriu o caminho da aceitação de espumantes além de Champagne.

Localizada entre Brescia e Bérgamo, a DOC Franciacorta estabeleceu-se em 1967 e hoje abriga 117 produtores, sendo 20 deles, responsáveis por 80% dos vinhos da região. Os vinhos permanecem em grande medida no mercado interno, com 85% da produção consumida na própria Itália. Os 25% restantes são exportados prioritariamente para Japão, Estados Unidos, Alemanha e Suíça.
[Colocar Alt]


Aproximadamente 80% das uvas cultivadas em Franciacorta são Chardonnay, 15% Pinot Noir e apenas 5% de Pinot Bianco. Uma curiosidade é que a região está profundamente empenhada na viticultura orgânica, somando 70% das terras de vinhas já com certificação e os 30% restantes em processo de adequação para que toda a região adquira o status até 2020.

O estilo do Franciacorta é definido por seus produtores como sedoso e apresenta um teor de açúcar residual mais baixo do que os Champagnes, isso porque as uvas amadurecem com mais facilidade devido à maior exposição ao sol, resultando em menor necessidade de açúcar adicional.

Com o amadurecimento dos processos produtivos, o consórcio já percebe um aumento de demanda, e garante que a região é capaz incrementar sua produção em até 20% – porém, não mais que isso, dados os limites rígidos de suas fronteiras.

Nas bancas!

Veja a seguir a primeira parte da entrevista com Maurizzio Zanella, da Ca' Del Bosco, produtor de Franciacorta, que também está publicada na revista ADEGA.  

Agora a segunda parte da entrevista com Maurizzio Zanella, da Ca' Del Bosco, produtor de Franciacorta, que também está publicada na revista ADEGA. 

palavras chave

Notícias relacionadas