por Redação
Estes oito países receberão, nós próximos dois anos, investimentos do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva, desenvolvido pelo Ibravin e pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Apex-Brasil.
A coordenadora do programa, Raquel Rohden, afirmou que o próximo passo a ser dado é definir as estratégias de entrada e atuação das 20 empresas participantes em cada mercado-alvo. Segundo Rohden, em fevereiro o planejamento deverá estar concluído, já que a largada do projeto será dada durante a Feira Internacional de Alimentos, que acontece de 21 a 24 de fevereiro em Dubai.
A proposta do plano é trabalhar o mercado externo com uma visão comercial em médio prazo. "Queremos inicialmente conhecer estes mercados para que as empresas possam iniciar tentativas de exportação", explicou a coordenadora.
Os mercados-alvo foram escolhidos por razões diferentes. Enquanto o Chile, Colômbia, Guatemala e Venezuela foram recomendados devido à proximidade geográfica, os EUA entraram na lista por já terem uma cultura de consumo parecida com a nossa, já que são também produtores de suco de uva.
O Canadá foi escolhido por ser um dos principais importadores do suco norte-americano e ter alta renda per capita.AAngola, inseridapor já ser cliente de algumas empresas brasileiras e os Emirados Árabes por atraírem milhares de turistas em todas as épocas do ano, além de ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas.
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