Uva - 23.Nov - Mercado

Suco de uva pode ser a solução para os agricultores do Vale do Rio São Francisco

por Redação

O suco de uva permite lucros imediatos
O suco de uva pode ser a solução para os agricultores do Vale do Rio São Francisco, os quais têm enfrentados problemas com a desvalorização do dólar, a irregularidade das chuvas e o aumento do custo da produção de uvas de mesa.

Segundo o pesquisador na área de enologia Giuliano Elias Pereira, da Embrapa Uva e Vinho/Semiárido, o suco de uva possibilita lucros mais imediatos para o produtor. "Enquanto o vinho precisa esperar todo o processo fermentativo e de estabilização, que dura no mínimo 50 a 60 dias, para os vinhos jovens, podendo chegar a até 2 anos para os vinhos de guarda, o suco é elaborado e está pronto para o consumidor em cerca de quatro ou cinco horas após o recebimento da uva", destaca.

Para tornar possível a mudança, pesquisadores da Embrapa Semiárido (Petrolina - PE) e da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves - RS) estão desenvolvendo métodos para elaborar o suco de uva a partir de processos industriais mais rápidos e durante o ano inteiro.

MAIS: Siga ADEGA no Facebook e concorra ao livro Bebida, abstinência e temperança!


Mesmo experimental, o processo de elaboração de sucos tem chamado a atenção de produtores da região, sejam pequenos ou grandes. "A idéia é realizar pesquisas científicas e ao mesmo tempo prestar serviços em parceria com os pequenos, médios e grandes proprietários. A ideia é mostrar que, se organizados, eles poderão trabalhar em sistema de associação ou cooperativa", enfatiza Pereira.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Começa em São Paulo a Abravinis

+ O Melhor Vinho do Dia: A Paul McCartney

+ Vinho ajuda a combater diabetes
+Beaune Hospices aponta preços acima da media para Borgonha 2010
+ Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

+O Melhor Vinho do Dia: Aos 25 anos do Windows

+MoMA de São Francisco dedica exposição ao vinho

+ O Melhor Vinho do Dia: À "fortuna"



palavras chave

Notícias relacionadas