Vinho - 14.Set - Inovação

Supermercados franceses contam com máquinas gigantes de vinho

por Redação

Suportando 500 ou 1000 litros, essas máquinas de vinho foram criadas para reduzir custos e pegadas de carbono
Alguns supermercados na França estão contando com um novo serviço quando se trata de vinhos: máquinas de 500 e 1000 litros.

A ideia é basicamente simples. O consumidor traz sua própria garrafa, seleciona o tipo de vinho que deseja (tinto, branco ou rosé), aguarda até que o frasco seja preenchido, paga e recebe o recibo.

Criado por Astrid Terzian, o conceito dessas novas máquinas foi inspirado por dois fatores: preocupação ambiental e economia. Como a embalagem de vidro não é utilizada, o produto não só se torna mais barato, como também elimina menos pegadas de carbono. A redução de custos é passada para o consumidor através de preços baixos: um litro de vinho custa 1,45 euros.

A primeira dessas máquinas foi instalada em junho de 2009 em um supermercado em Dunkirk e agora já são oito espalhadas por toda a França.

Quanto à reação dos clientes, Terzian diz que primeiramente eles recusam a ideia, mas que aos poucos vão aceitando, especialmente após provarem o vinho que sai das máquinas. "A maioria deles sempre volta", conta ela.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Espumantes brasileiros fazem sucesso na Holanda

+ Enólogo espanhol joga fora mais de três mil litros de vinho

+ Barris novos podem deixar vinho "arrolhado", diz estudo

+ Viticultores de Rioja protestam contra preços da uva e do vinho

+ Produto permite que novas mães consumam vinho despreocupadas

palavras chave

Notícias relacionadas