por Redação
Suportando 500 ou 1000 litros, essas máquinas de vinho foram criadas para reduzir custos e pegadas de carbono |
A ideia é basicamente simples. O consumidor traz sua própria garrafa, seleciona o tipo de vinho que deseja (tinto, branco ou rosé), aguarda até que o frasco seja preenchido, paga e recebe o recibo.
Criado por Astrid Terzian, o conceito dessas novas máquinas foi inspirado por dois fatores: preocupação ambiental e economia. Como a embalagem de vidro não é utilizada, o produto não só se torna mais barato, como também elimina menos pegadas de carbono. A redução de custos é passada para o consumidor através de preços baixos: um litro de vinho custa 1,45 euros.
A primeira dessas máquinas foi instalada em junho de 2009 em um supermercado em Dunkirk e agora já são oito espalhadas por toda a França.
Quanto à reação dos clientes, Terzian diz que primeiramente eles recusam a ideia, mas que aos poucos vão aceitando, especialmente após provarem o vinho que sai das máquinas. "A maioria deles sempre volta", conta ela.
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