Tampa de vidro veda 47 mil garrafas de vinícola californiana

por Fernando Roveri

A vinícola Whitehall Lane Winery, de Napa Valley, Califórnia (EUA), é a primeira do mundo a utilizar, de forma comercial, a nova tampa de vidro Vino-Seal, da Alcoa. A tampa foi utilizada para vedar 45 mil garrafas do vinho Cabernet Sauvignon Reserva 2003 e três mil garrafas do Cabernet Sauvigon Leonadini Vineyard, ambos de qualidade premium produzidos pela vinícola californiana.

A Vino-Seal é uma elegante tampa de vidro para garrafas de vinho e apresenta-se como alternativa às rolhas tradicionais de cortiça e sintéticas. Projetada pela empresa CSI Alcoa, possui o inovador sistema de vedação protegida por uma cápsula de estanho tradicional. Segundo o proprietário da Whitehall Lane, Thomas Leonardini, a rolha de vidro é "atraente, funcional e elimina os problemas associados à rolha natural".

Conforme Leonardini, a adoção da tampa de vidro irá proporcionar inúmeros benefícios. Os dois Cabernets se desenvolverão na garrafa mais vagarosamente do que em garrafas fechadas com rolhas tradicionais, o que prolongará seu potencial de envelhecimento.

Ele ainda ressalta outras qualidades do produto. Com design similar ao de uma rolha para garrafas de mesa decorativas, a rolha de vidro, segundo Thomas, "proporciona a vedação ideal, garantindo que o vinho retenha a pureza de sabor e aroma. A tampa utiliza um anel de vedação inerte para produzir uma vedação estéril, evitando a contaminação ou oxidação".

A Vino-Seal é a adaptação norte-americana das tampas de vidro Vino-Lok desenvolvidas pela Alcoa na Alemanha, e utilizadas por 350 vinícolas européias em vinhos de qualidade premium.

palavras chave

Notícias relacionadas